Incongruências

Some nice description will fit in here....

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Divulgação do Software Livre

Mete-me um bocado de impressão a pressão para enfiar à pressão Software Livre (SL) na administração pública a través de decretos e não através da conquista de mercado pura e dura. O mercado deve ser conquistado com argumentos de venda, ou seja, a ideia de usar SL tem que ser “vendida” a quem toma as decisões com argumentos que expliquem claramente as vantagens de o fazer e essas vantagens têm que existir. Não basta dizer que é gratuito se não tem suporte, ou que tem suporte sem lhes apresentarmos empresas acreditadas no mercado com capacidade para o fazer.

Para mim, muito sinceramente, a batalha tem que ser travada a nível das empresas. Nas empresas competitivas onde o que interessa é o bottom line. Ai sim. Se a mensagem passar há “clientes”, havendo procura cada vez mais empresas de TI vão procurar apresentar produtos com capacidade de competir, ou seja SL. A Administração Pública virá depois ou na mesma onda, depende da seriedade de quem tomar as decisões.

Como se divulga o SL? Copiando umas das principais estratégias do “adversário”, a realização regular de conferencias de apresentação de produtos tendo por convidados directores de IT de um vastíssimo leque de empresas.

Seria interessante se a ANSOL, conjuntamente com empresas que já ofereçam produtos sobre SL, organizasse um calendário de apresentações, com uma periodicidade trimestral (pelos menos), dedicadas a temas distintos. Nestas, após uma ou duas apresentações genéricas por parte da ANSOL ou por convidados sobre o assunto principal, haveria também apresentações por parte de empresas que tenham disponíveis soluções nessa área. Tudo isto com demonstrações e pequenos laboratórios on stage.

Este trabalho seria acompanhado da criação de uma base de dados de gestores e directores de IT para que possam ser convidados para os eventos. O convite e emissões regulares de Press Releases sobre os eventos para a a Comunicação Social também seriam benéficos.

Se a ANSOL se comportar como uma Associação Empresarial de empresas ligadas à utilização de SL estará a cumprir os seus propósitos de uma forma excelente.
Tags:
Comments:
...
 
Enviar um comentário