Incongruências

Some nice description will fit in here....

sexta-feira, agosto 01, 2003

Graffiti’s

A Câmara de Lisboa propõe-se iniciar uma campanha contra os Graffiti’s em Lisboa mas demonstra um grave desconhecimento sobre estes e o que move quem os faz.

Os graffiters, como a maioria de nós, procuram a máxima exposição possível e, essencialmente, o reconhecimento dos seus pares. Nenhum graffiter que se preze vai decorar as paredinhas e painéis generosamente destinados a isso pela CML. Seria imediatamente classificado de betinho e votado ao ostracismo pela comunidade.

As campanhas anti-graffiti’s não podem ser publicamente anunciadas aos sete ventos, devem ser feitas discretamente. Este tipo de anúncio excita as hostes, muito em breve haverá uma explosão de graffiti’s.

O único ponto positivo parece-me ser o reconhecimento que este problema não pode ser resolvido com campanhas efémeras, que de uma forma continuada os graffiti’s devem ser limpos no mais curto espaço de tempo possível. Os graffiters, vendo que as suas obras são rapidamente “abafadas” e não obtendo o reconhecimento desejado, acabam por desistir dessas zonas. Mas tornam-se mais inventivos, vamos ver graffiti’s em locais mais interessantes.

Espero que haja quem ande de máquina fotográfica em punho para poder capturar essas efémeras obras de arte.

É caso para dizer que ainda muita tinta vai correr sobre este assunto...