Incongruências

Some nice description will fit in here....

quinta-feira, junho 26, 2003

Os editores I

Confesso que foi com um certo desalento que li um post de Nelson de Matos. Este pergunta para que meandros ficará relegada a sua velha profissão face à abertura por parte de grandes cadeias de livrarias de editoras próprias e mostra algum desagrado pelo aparecimento de livros com marca branca, “como se se tratasse de uma pasta de dentes ou um detergente sem marca”.

Para além de eu pessoalmente não vir com maus olhos livros de “marca branca”, tenho aproveitado as colecções do Público e da Visão que me deram a oportunidade de adquirir livros que de outro modo não me seria monetariamente possível, acho que o maior perigo aos editores está mesmo ao virar da esquina com as edições electrónicas de livros, como já foi ensaiado por Stephen King embora com um sucesso muito relativo, e pela distribuição directa de livros do autor ao cliente, já há editoras a imprimir livros “on demand” cliente a cliente. À medida que os equipamentos e o software evoluem os preços e segurança destes processos serão cada vez mais atractivos.

Tal como a fotografia digital trouxe uma revolução ao mercado da fotografia o mercado livreiro está às portas da sua revolução. Preparem-se que é daí a pancada vem.