Incongruências

Some nice description will fit in here....

sábado, junho 28, 2003

Anonimato, Pseudónimos e Heterónimos - II

Esta confesso que a estive a ruminar algum tempo...

Seguindo mais uma vez o mote dos Textos de Contracapa.

Anonimato escudado por um pseudónimo ou aberta publicação da identidade do "postante"

Quando comecei a usar o nick “smaug” foi mais por brincadeira em chats e afins, habituei-me, somos animais de hábitos... Quando decidi arrancar com o blog pensei sobre o assunto e decidi continuar com o nick, porque por ele já era conhecido devido a contactos via e-mail e também porque já estava registado noutros sites com esse nick.

O escudar da identidade real permite uma presença mais intimista, podemos mostrar mais de nós que de outro modo talvez não estivéssemos tão à vontade. Que isto não se confunda com vontade de irreflectidamente espalhar asneiras e insultos nem que venha aqui expor ideias que não assuma também pessoalmente.

Não se trata de uma tentativa acérrima de escudar a minha identidade, não uso quaisquer meios para camuflar a origem dos comentários ou e-mails, nem ando a postar a partir de ciber-cafés manhosos.

Sou, felizmente, um cidadão completamente anónimo. Que interessaria saber que me chamo João Figueiredo, Manuel das Iscas [este uso-o muito quando testo software] ou um Smaug?

Há mais um motivo pelo qual prefiro manter a minha identidade semi-camuflada – conheço pessoalmente demasiados burros com acesso à Internet – sei que me irritaria, uma vez conhecida e divulgada a minha actividade bloguista, ter que, pessoalmente, “discutir” os temas que pretendo tratar no blog. Bem sei que é defeito meu, mas assim sou.

Alfena, 28 de Junho de 2003
João Figueiredo