Incongruências

Some nice description will fit in here....

quarta-feira, novembro 30, 2005

del.icio.us

del.icio.us logo
Há tempos, graças às experiências com o Flock, encontrei o del.icio.us, confesso que já me tinha cruzado com referencias a este serviço mas na altura achei o nome tão ridículo que passei ao lado, o del.icio.us é um serviço que, em parte, substitui as bookmarks (ou Favoritos, como queiram) dos browsers. Este serviço tem a extraordinária vantagem de as nossas bookmarks se encontrarem disponíveis em qualquer browser em qualquer computador que esteja ligado à Internet pois os dados são mantidos on line no site do del.icio.us.

Quando adicionamos uma página ao serviço podemos associar-lhe, para além do nome, uma pequena descrição e algumas tags. As tags, o novo nome da moda para keywords, permitem depois pesquisar as páginas que fomos guardando. Por exemplo se associarmos o blog Blasfémias às tags blog, political e liberal, por ser um blog, por normalmente versar sobre política, e por se dedicar às causas liberais, podemos depois chegar a ele por qualquer uma das tags ou, numa pesquisa mais refinada, por várias das tags.

O serviço dá-nos sempre a hipótese de ver o resultado da nossa pesquisa usando os dados de todos os utilizadores tornando-se num motor de busca social pois os dados são gerados pelo colectivo dos utilizadores, que individualmente vão marcando as suas bookmarks, e não por um algoritmo de indexação (por mais desenvolvido que seja), torna-se uma ferramenta extremamente útil para pesquisas por tema.

del.icio.us logo
Exemplo de adição de bookmark
Clique para ampliar.
Graças a uma bookmarklet a adição de novas páginas é extremamente fácil. Temos que colocar a bookmarklet na lista de links do nosso browser, depois, para adicionar qualquer página, basta carregar na bookmaklet e somos velados ao interface do serviço para a introdução de novas bookmarks tendo o campo de endereço e título da página em que estávamos já preenchidos, o interface faz uso de automatismos ajax que facilitam imenso a selecção das tags para a página, caso esta já tenha sido introduzida por outros utilizadores o sistema sugere algumas tags.

Related:
Google Targets Del.icio.us

Tags: