Incongruências

Some nice description will fit in here....

terça-feira, julho 01, 2003

Globalização...

Uma das coisas mais estranhas da globalização é que se prova impossível que duas companhias num sistema fechado (que é o da globalização) possam ambas ter lucro. Pior: o resultado pode ser extrapolado para várias companhias. Mais fácil é de perceber que é impossível para ambas amealhar dinheiro, pois sendo este finito (o défice 0 garante isso) rapidamente todo o dinheiro acabaria por ser amealhado.

Há duas maneiras de tentar resolver o problema. A primeira consiste em esquecer o lucro e no entanto garantir crescimento: gastar o dinheiro o mais rapidamente possível. Ambas as companhias produzem cada vez mais e trocam cada vez mais rapidamente de dinheiro. É loucura. A segunda consiste em o estado fabricar dinheiro e com ele comprar produtos das empresas. Assim já é possível lucro. O problema é depois: inflação.

Assim, quando entramos no mundo da economia global, chegamos a este problema: é impossível o lucro. Sem lucro não há capitalismo que resista. Por mais volta que se lhe dê, não acredito no capitalismo sem lucro.
Será que a ânsia pela abertura da China não denota já a falência do sistema? Se for parece que saiu o tiro pela culatra. A China revela-se um feroz competidor...