Incongruências

Some nice description will fit in here....

sábado, julho 05, 2003

Globalização III

O jcd nos Jaquinzinhos responde num excelente post à dúvida aqui colocada: como se cria riqueza. Tambem "Carlos Carvalhas" em comentário refere que já se criava riqueza desde a idade da pedra. Dada a simplicidade da resposta peço desculpa pela minha ignorância... E sim, jcd tem razão no seu comentário, eu estou a confundir dinheiro com riqueza.

Agora que eu já percebi como se cria riqueza, continuo sem ver como se resolve o problema. As trocas comerciais actuais são todas em dinheiro. Sendo, num sistema fechado, com transações com base em dinheiro, impossível o lucro (pelo menos o lucro monetário), o capitalismo está mal parado.

Pelo menos é possível que ambas as empresas fiquem mais ricas por produzir mais e lucrar nas trocas comerciais uma com a outra. No entanto, por forma a assegurar crescimento, terão de torrar o dinheiro o mais rápido possível. Uma forma de conseguir isto, sem ser gastar dinheiro à toa, é pagar melhores salários.

Ainda assim penso que o lucro monetário é importante. Sendo a única forma de haver lucro no sistema a cunhagem de moeda e subsequente compra de produtos por parte do estado. Fica então aqui a questão: será que o défice zero, para além de difícil de atingir, não é tambem asneira?